Re: [LAU] Seu artigo na revista "Espírito Livre"

From: Leandro Leal Parente <leal.parente@email-addr-hidden>
Date: Thu Dec 10 2009 - 02:56:41 EET

E aew Paulo, tudo bem ?

>Já uso o Ubuntu Studio há algum tempo em casa (Ardour, sobre um jack
server) e gostaria de trocar idéias.

que bom que você trabalha com o Ubuntu Studio, é difícil encontrar pessoas
que trabalham com áudio em Linux. Podemos sim trocar algumas idéias e sem
dúvida irei aprender muito com você.

>Que placas de som possuem a melhor compatibilidade com Linux? Entre as
profissionais e as amadoras?

Eu trabalho com uma controladora MIDI BCD3000 que tem uma interface USB, por
isso possui uma alta latência. Não conheço muitas placas de áudio pra te
informar qual tem melhor compatibilidade com Linux. Para conseguir essa
informação posso ti dar duas dicas:

   - Te uma olhada aqui (se vc não já tiver olhado):
   http://www.alsa-project.org/main/index.php/Matrix:Main
   - Acompanhe os emails da lista Linux-audio-user(
   linux-audio-user@email-addr-hidden), eles sempre comentam sobre a
   placas que eles utilizam (amadoras e profissionais).

Você utliza o UbuntuStudio para qual finalidade ? Produção ? Mixagem ?
Edição ?

Eu basicamente utilizo o Linux para tocar como Dj e fazer algumas mixagens e
poucas edições. Ja arrisquei produzir algum som, mas acho que preciso
entender um pouco mais de teoria musical para começar a produzir algo legal.

Obrigado,
Leandro Leal